segunda-feira, 11 de junho de 2012

ATENÇAÕ ALUNOS 7º A

A professora Gláucia solicita aos alunos que tragam os exercícios abaixo respondidos e impressos, no dia 14 de junho.

Texto:


TemposDifíceis

(de Edy Rock e KL Jay) Os racionais



Eu vou dizer porque o mundo é assim.

Poderia ser melhor mas ele é tão ruim.

Tempos difíceis, está difícil viver.

Procuramos um motivo vivo, mas ninguém sabe dizer.



Milhões de pessoas boas morrem de fome.

E o culpado, condenado disto é o próprio homem.

O domínio está em mão de poderosos, mentirosos.



Que não querem saber.

Porcos, nos querem todos mortos.

Pessoas trabalham o mês inteiro.

Se cansam, se esgotam, por pouco dinheiro.

Enquanto tantos outros nada trabalham.

Só atrapalham e ainda falam.

Que as coisas melhoraram.

Ao invés de fazerem algo necessário.

Ao contrário, iludem, enganam otários.

Prometem 100%, prometem mentindo, fingindo, traindo.



E na verdade, de nós estão rindo.



Tempos... Tempos difíceis! (4x)



Tanto dinheiro jogado fora.

Sendo gasto por eles em poucas horas.

Tanto dinheiro desperdiçado.

E não pensam no sofrimento de um menor abandonado.



O mundo está cheio, cheio de miséria.

Isto prova que está próximo o fim de mais uma era.

O homem construiu, criou, armas nucleares.

E o aperto de um botão, o mundo irá pelos ares.

Extra, publicam, publicam extra os jornais

Corrupção e violência aumentam mais e mais.

Com quais, sexo e droga se tornaram algo vulgar.

E com isso, vem a arte pra com todos liquidar.

A morte, enfim. Vem destruição, causam terrorismo.

E cada vez mais o mundo afunda num abismo.



Tempos... Tempos difíceis! (4x)



Menores carentes se tornam delinquentes.

E ninguém nada faz pelo futuro dessa gente.

A saída é essa vida bandida que levam.

Roubando, matando, morrendo.

Entre si se acabando.

Enquanto homens de poder fingem não ver.

Não querem saber.

Faz o que bem entender.

E assim... aumenta a violência.

Não somos nós os culpados dessa consequência?

Destruíram a natureza e o que puseram em seu lugar



jamais terá igual beleza.

Poluíram o ar e o tornaram impuro.

E o futuro eu pergunto, confuso: "como será?"

Agora em quatro segundos irei dizer um ditado:

"Tudo que se faz de errado aqui mesmo será pago"

O meu nome é Edy Rock, um rapper e não um otário.



Se algo não fizermos, estaremos acabados.



KL Jay! Tempos difíceis!

Tempos difíceis!





Interpretando o texto



1) Releia a primeira estrofe. O que o letrista se propõe?

________________________________________________

2) A quem ele atribui a situação apresentada?

________________________________________________

3) Releia a estrofe depois do primeiro refrão. Quais os problemas apontados nessa estrofe que, segundo o letrista, contribuem para que os tempos sejam difíceis?

________________________________________________

4) A estrofe que segue o segundo refrão trata das causas do aumento da violência. Que causas são apontadas?

________________________________________________

5) Para encerrar, o rapper cita um ditado popular e faz uma proposta. Qual é esse ditado? Qual é essa proposta?

________________________________________________

Fatos Gramaticais



1 - Complete as lacunas com verbos de ligação:

a) Luana ________________doente.

b) Monoel _______________ calado com a bronca.

c) Pedro _________________ médico.

d) Filipe _________________ sem graça.

e) Eles __________________ nervosos com o mal entendido.



2 - Grife o predicativo do sujeito:

a) Os preços estão horríveis.

b) A batalha foi dolorosa e sangrenta.

c) Fabrício tornou-se grande tecladista.

d) O governo está problemático.

e) A estrada estava esburacada.



3- 3- Classifique o predicado em nominal (PN) ou verbal (PV).

a) O advogado ficou preocupado. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬__________

b) Ontem eu estava na praça. _____________

c) As mães saíram preocupadas ___________

d) Eu escrevi as cartas. ________________

e) Comprei muitos presentes. ___________

4 - Escreva (I) para verbo intransitivo e (TD) para o verbo transitivo direto.

a) ( ) A chuva parou.

b) ( ) Ninguém o reconheceu.

c) ( ) Carla vendeu sua casa.

d) ( ) Todos aclamaram o artista.

e) ( ) Copie sua tarefa.



5 – Associe:

a) aposto b) vocativo c) adjunto adnominal

a) ( ) Cleide, apareça já.

b) ( ) Kaká, jogador de futebol, está fazendo sucesso.

c) ( ) Essas meninas levadas riscaram meu carro.

d) ( ) Ganhei um caderno de capa dura.

e) ( ) Não era para te levar,Eduardo!

6 - A classificação dos termos sublinhados foram indicadas corretamente nas alternativas:



a) ( ) O prefeito chegou a cidade. (adjunto adnominal)

b) ( ) Meu filho é esperto. (predicativo do sujeito)

c) ( ) Ele me devolveu o CD. (advérbio de negação)

d) ( ) Ele pinta bem. (advérbio)

e) ( ) Nós compramos uma TV (objeto direto)

f) ( ) O Ipê amarelo nasceu. (objeto indireto)

g) ( ) As matas queimaram. (verbo intransitivo)

h) ( ) Márcia conseguiu a medalha. (substantivo)

i ) ( ) Ela estava na festa. (verbo intransitivo)

7– Analise as orações sintaticamente dando a função de cada termo.



a) Engenheiros e arquitetos fizeram grandes planos para os favelados.



Sujeito (tipo): ________________________________________

Predicado (tipo): _____________________________________

Verbo (classificação): _________________________________

Objeto (tipo): ________________________________________

Adjunto adnominal: ___________________________________



b) Os carros permaneceram sujos.



Sujeito (tipo): _______________________________________

Predicado (tipo): ____________________________________

Verbo (classificação): ________________________________

Predicativo do sujeito: ________________________________

Adjunto adnominal: __________________________________

Postado por Raquel Vacario de Souza